quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Timidez, vergonha... de quem?


Será que devemos ter vergonha de ser livre e expressar-se?
Pq agir com timidez? Medo de que? receio de que?

A nossa sociedade é tão critica, cheia de pessoas que acham que são as tais e ao mesmo tempo tanta hipocrisia imperando em diversos grupos e guetos...
Criticam aquele que assume uma posição diferente, aquele que se veste diferente, aquele que anda diferente, mas também criticam aquele é fica na mesmice e que não sai do lugar, ficando parado para o mundo.Contraditório, não? O que eles querem? Sim, isso mesmo, querem que vc seja mais um alienado, espectador e protagonista das suas notícias e de suas novelas da vida real.
Não estou aqui querendo ser o politicamente correto, mas essa situação de dominantes e dominados, acaba gerando nas pessoas ações de isolamento social. Timidez, vergonha são sentimentos aos quais diversas pessoas assumem com receio ou medo de expor o que pensam e sofrerem criticas ofensivas ou então agressão seja lá de qual forma for.
Levantam a bandeira pela liberdade de expressão, respeito as opiniões e acabam por limitar o seu próximo de alguma forma?
O cara tem uma orientação homossexual, e mesmo não sendo afeminado e etc... é criticado por expor sua opinião sobre determinado assunto. Aquele que foi contra a ele, usa o fato dele ser homossexual e acaba ofendendo-o. Como conseqüência temos o preconceito.
O outro, dar cor negra e de religião africana, estudante do ensino médio responde um questionamento em sala de aula, um determinado grupo da sala que não comunga da mesma começa a murmurar chamando de pretinho, batedor de tambor. O que é isso? Mais uma vez preconceito.
É comum quem trabalha na rede de ensino, em sala de aula vê alunos que não gostam de apresentar trabalhos, falar em público, pois tem vergonha ou medo de serem criticados por algumas coisa que fale.
Ao mesmo tempo que queremos que sejam extrovertidos ou não necessariamente, mas que exponham suas opiniões, fomentamos um sistema excludente, crítico e ofensivo as diversas formas de liberdade de expressão.

Onde eles querem chegar? qual será o nosso futuro? aqueles que possuem informação e acesso serão os extrovertidos, formadores de opinião?
Vai saber...

Nenhum comentário: