sábado, 1 de novembro de 2008

Será que estou com passos certos e no caminho certo?


Existem momentos em nossas vidas que nos perguntamos se estamos no caminho certo. Se os passos dados são aqueles tão esperados passos longos, firmes e que marcam o solo que pisamos. É fase ou todos nos em diversas fases de nossas vidas chegamos a pensar isso?
Eu com meus 21 anos, estou em um momento de construir os pilares que futuramente irão me sustentar e isso está me cercando desde muito cedo, e põe cedo nisto.
A descoberta do ideal e vida não foi um problema para mim , apesar de não ter uma condição financeira que possa esbanjar (mas mesmo tendo não faria isso) e fazer muitas coisas que muitos fazem, eu me encontro dentro de uma parcela da sociedade onde graças a Deus me disponibilizo a me informar e esclarecer todas as dúvidas. Tenho acesso a informação, meu pais nunca me deixaram faltar nada e tenho total gratidão a eles por isso tudo.
De três coisas dentro de minha formação me recordo muito bem: o gosta de música (ainda ñ pude desenvolver esse lado que na infância era muita claro), o gostar da área das artes (desenhar, pintar e interpretar, que até hoje quando posso eu faço e pretendo um dia aperfeiçoar isso) e o gostar de escrever e ler (o blog és um grande exemplo vivo disso tudo).
Sou determinado, decidido e encontrar um futura profissão não foi o problema para mim. Amo escrever, amo ler, amo me comunicar, falar, interpretar, amo tbm a biologia, química e a física. Não sei se é pela minha facilidade, mas sempre vejo as coisas por diversos ângulos e sempre encontro meios para tentar fazer tudo e me realizar nos meus objetivos.
Sabia que não tinha ligação com a área das exatas, diferente da área de humanas e biológicas ...
Dentro das humanas existia diversas coisas que nunca me vi trabalhando e mesmo lendo sobre estas profissões e sabendo como funciona, não iria exercer com amor a atv. profissional. Consegui dentro da área de humanas e das artes decidir por 4 cursos: Jornalismo ou Comunicação Social, Filosofia, Sociologia e Artes Ciências. Mas o prazer que tinha em ler biologia e em estudar seus aspectos era tbm da mesma intensidade que essa ligação por humanas . E assim, a Medicina era evidente na minha escolha.
Acabei deixando de lado Jornalismo (nao sei por qual motivo). Artes Ciências é um desejo e a sua prática é uma realização muito prazerosa, um dia pretendo fazer cursos e me satisfazer com isso. A Filosofia me mostrou fazer parte de muitas coisas inclusive dentro da Sociologia tem muitas matérias que se aplica a Filosofia e Sociologia acabou transformando-se em um desejo, algo que tenho necessidade de fazer, não por querer ou almejar algo profissionalmente mas sim por um crescimento pessoal, algo que vai contribuir para minha formação como pessoa, como ser humano.
Hoje estou no último ano de Fisioterapia. A Medicina ainda não foi abolida das minhas mãos, só lembrando ... quando sair do Ensino Médio (com meus 17 anos) fiz na vest. na federal para Medicina, passei na 1º fase e perdi na segunda e foi aí que a Fisioterapia apareceu para mim. Fiz uma prova para ganhar uma bolsa integral no mesmo período e na faculdade não ofertavam bolsa para o curso de Medicina e por uma indicação de minha prof. do 3º ano da matéria de Biologia me inscrevi para Fisioterapia e acabei passando.
Com meus 17 anos entrei na faculdade e hoje vejo que mesmo tentando apenas 1 vez oq queria para meu futuro, foi bom acontecer assim. Me apaixonei pela profissão e hoje ela me abriu a cabeça para diversas coisas dentro da área de saúde que posteriormente com certeza será um grande diferencial para um possível ingresso na faculdade de Medicina.
As coisas com certeza não acontecem por acaso. Sei que sou muito exigente e sei que não iria me sentir bem preparado (pela idade e experiências) para aproveitar o curso de Medicina como queria e como aproveitei e estou aproveitando o curso de Fisioterapia. Me sinto bem mais completo me formando e sendo um Fisioterapeuta agora, do que me formar e ser um Médico agora. Nesse último ano de faculdade e daqui a duas semanas estou prestando vestibular para Sociologia na Federal. Não me preparei como deveria e como eu queria (como se estivesse no 3º ano, na época de pré-vestibular), mas me apego a oq sei e a todas energias positivas e VIBES, para que tudo aconteça nos conformes e eu possa conseguir realizar mais um sonho.
Semanas atrás me peguei muito mal com tudo isso. As pessoas me perguntando o pq de eu fazer vestibular novamente, insinuando que não quero trabalhar na área de fisioterapia e mostrando que poderia fazer algo dentro da fisio ligado a sociologia e me perguntando qual a ligação das duas áreas.
Eu realente não sou doido e sei de tudo isso. Sei que poderia fazer uma pós em algo ligado a Sociologia da saúde ou sei lá oq ou então outros cursos de especialização dentro da área social. Mas as pessoas não entendem a visão do que busco, que não é apenas profissional e sim pessoal. Quero fazer o curso por completo, pegar todas as matérias, estudar tudo mesmo, conhecer, aprender e crescer. Não quero fazer um curso qualquer para vê um lado só, quero ter a visão do todo.
Alguns chegaram a comentar que irei me dar mal com isso ou insinuar que não estou fazendo a coisa certa e que irei perder tempo. Canso de falar para mim mesmo, não procuro profissão por dinheiro, procuro por prazer. Sei que nos dias de hoje e na situação economica que o mundo se encontra temos que pensar no lado financeiro, mas acredito que quando vc busca fazer aquilo que vc gosta e se compromete a isso e faz com AMOR, vc consegue colher frutos e ser bastante reconhecido no que faz, por apenas fazer com qualidade e não por obrigação.
Será que estou pensando certo? Ou é uma mera ilusão minha do meu mundo de sonho de igualdade, respeito e educação?
Estou decidido e irei seguir o que quero e os meus ideais ... mas conselho nuka é d + (rs)
Abraços a todos!

Nenhum comentário: