terça-feira, 24 de junho de 2008

Junho: A festa do São João


É chegado o tão esperado mês de Junho, esperado por muitos que gostam da comida e dos festejos que ele traz. Eperando por mais de 200 cidades do interior, que aproveitam para atrair turistas e fazer festas grandiosas comemorando o nascimento do santo João.
Nos dias de hoje as festas de São João não são como as de antigamente, questão como: política, questão de interesse e dinheiro faz com que alguns aspectos essências da festa sejam perdidos. São prefeitos ou governantes aproveitando esse momento para angariar votos e dessa forma trazer a tão antiga política do pão e circo, ao qual torna-se muito presente nos dias de hoje.
Acredite, fico bestificado como as coisas mudaram. Hoje, pelo menos no interior da Bahia, existem cidades ao qual realizam festa particulares, de camisa, com bandas que nem se quer colocam em seu repertório músicas de forró, tomando dessa forma o espaço de outros artistas que só tem o seu trabalho conhecido nessa época do ano. É isso que digo ... quando um empreendedor observa a oportunidade de lucrar com algo, a questão de manter a cultura ou a história é deixada de lado, ficando para outro plano. De certa forma, ele tem toda razão, tem que buscar e trazer o que o povo quer, e se o povo pede, vamos atende-lo.
Gosto do São João, especificamente por duas coisas: gosto dó som do forró e gosto da comida típica da festa, especialmente os derivados do milho. Fora isso, o ododor da pólvora, o barulho dos fogos e a fumaça advinda deles, ás vezes só tenho muita paciência para aguentar (rsrs).
Voltando a quesão das mudanças do São João nos dias de hoje, exitem diversas justificativas, e uma delas é a questão de adapta-lo aos dias atuias. Assim, surge diversas vertentes do forró pé de serra ou o forró de raiz, como: o forró universitário, o forró eletrônico, o forró com samba entre outros. O que na verdade acho que não pode perder, é o verdadeiro som da sanfona, da zabumba e do triângulo, tendo isso ... fica tudo belz!.
Acabei não viajando nesse feriadão que veio junto com o São João. Gostaria de ter viajado, mas um determinado fator me "segurou" aqui na capital (sem problemas). De certa forma, queria aproveitar para organizar algumas coisa e acabei usando o tempo para fazer isso. Juntei o útil ao agradável: estou entrando em uma nova fase, um novo momento da minha vida e como não viajei, aproveitei para organizar e pontuar algumas coisas.
Nesse ócio bem-vindo, muitas coisas estão passando pela minha cabeça e dessa forma dei oportunidade para o passado aparecer, pois algumas coisas do presente tinham explicações nele e também muitas coisas deste presente deveriam ser comparadas com ele me fazendo analisar e ter certeza o quanto mudei.
Lembrar daquelas festa na casa da vó, com fogueira, brincando com os primos, soltando fogos, comendo milho assado na fogueira, vestindo os trajes típicos e totalmente caracterizado do tal caipira, isso veio paralelamente com uma saudade tão grande me fazendo ter certeza de que existiam momentos aos quais éramos felizes e não sabíamos. Ai eu digo: era nesse tempo que os fogos funcionavam, pq nos dias de hoje não duram mais que segundos. Nesse tempo que as famílias se juntavam ao redor da fogueira para assar milho, dançar o forró, pois hoje em dia, os filhos se mandam para o interior, querem ver o chiclete com banana ou a banda asa de águia cantar forró (imagine chiclete com banana tocando forró, rsrsrsrsrsrs).
Os tempos são outros, as pessoas são outras. É evidente que tudo tem que se ajustar aos novos momentos, atualizar-se ... mas em outros momentos chegam a perder a sua essência, oq ue não pode acontecer.
Hoje pude observar a vontade de ter alguém ao meu lado. Até eu me rendo em dizer que se tivesse alguém (namorada ou alguém que goste muito), iria passar esse feriadão com essa pessoa. É Nesse momento que pude observar e sentir a solidão, a carência, a dor de pensar que não existem pessoas que gostam de você, mesmo você gostando de alguém.
Por mais que tenha família por perto, o clima de você preparar as malas para viajar com alguém ao qual você ama é tudo de bom!!
Me permito sonhar, recordar, sentir saudade, tristeza, felicidade e ás vezes me prometer que esse será o último.
Me permito a pedir, a desejar, a chorar, a buscar mudanças para que em um futuro próximo, eu possa obter parâmetros positivos de que esses momentos foram essenciais para minha construção e para chegar a minha vitória.
Não deixei de comer o amendoim, comer canjica, comer milho, comer bolo de milho (pois não gosto do outros bolos, rsrsrsrs), mas em outras circunstâncias isso seria bem mais proveitoso. Sem dúvidas temos o que merecemos, e nesse momento eu merecia isso!
Bom São João para todos ...

2 comentários:

Jac C. disse...

Festa de São João, Junina ou Quermesse... é típico e bem gostoso de viver.
Bjs

Desnuda disse...

Ahhhhhhhh adoro este dia. Desde menina sempre curti muito esta data..esses dias que me fazia imensamente feliz, pela empolgação da meninada da rua, dos meus irmãos ainda vivos...dos preparativos para a festa da rua..fazer bandeirinhas...Nossa quantas boas lembranças! Apenas uma lembrança chata ficou na minha memória até hoje.: de um vestidinho caipira pendurado por anos no armário. Era meu vestidinho de criança para dançar no colégio. O que nunca aconteceu...Era época de bronquite aff.


Grande beijo, Jeff!