quarta-feira, 9 de abril de 2008

Mãos

Na decisão de voltar a escrever meus textos, fiquei me perguntando sobre o que abordar em um momento de grandes mudanças que estou passando. Nunca tinha presenciado transformação tão bruscas e tão repentinas, algumas muitos ruins e outras muito boas.
Falar do que acontece a cada dia, torna-se um pouco repetitivo e mostra a incapacidade de criar e não quero fazer isso. Quero expor ideias, tentar passar o que sinto com as minha palavras, falar o que ás vezes não quero dizer ... isso me liberta um pouco e me deixa mais aliviado.
Recomeçar, construir, decidir, tentar novos caminhos e aprender, são metas que estabeleci nessa minha nova fase. Arriscar e tentar sentir as coisas com o tato, com coração e deixar de ter medo, pois acredito que só conseguimos o que queremos se lutarmos.
Falar em tato,estou redigindo este texto em função de um assunto: as mãos. Muitos não sabem a importância que a mãos tem para o corpo. Existem partes do corpo c tão importantes que poucas pessoas realmente as notam. As mãos são grandes exemplos.
Estou proximo de completar 4 anos no curso de Fisioterapia. A profissão caiu do céu e ainda por cima de para-quedas na minha frente. Não tinha noção da importância da fisioterapia apenas uma única visão (que 90% das pessoas tem), a questão da massoterapia.
É evidente que profissionais que trabalhando na área de saúde estabelecem um contato quase intimo com seu pacientes e a depender da área essa intimidade é total, claro que com ética e respeito profissional.
Estudos demonstram que a fisioterapeuta é o profissional da área de saúde que junto ao médico estabelece um contato frequente com os pacientes. Pois, mesmo com toda tecnologia e aparecimento de novos recursos o principal instrumento de trabalho do fisioterapeuta são suas mãos.
Usar o toque que assim como o olhar expressa o que estamos sentindo, é de grande responsabilidade para nós profissionais da área, pois as nossas mãos estão com objetivos de reestabeler a saúde de um corpo enfermo,ou seja, normalizar algo que esta desajustado, curar.
O corpo fala, os olhos são as janelas da alma e a forma que esse corpo estabelece o contato são com as mãos. Elas transmitem sentimentos, elas estabelecem o contato físico, que expressa os gestos que resume mil palavras em apenas um gesto.
Irei lhe ser sincero, tinha uma certa dificuldade com essa questão do toque (ñ sei se foi pela criação), eu apresentava uma certa dificuldade de demonstrar meus sentimentos, tinha muito receio de falar através do toque e causar má impressão (pouquissimas pessoas que tentava), algum receio, medo.
No inicio da faculdade, nos primeiros semestres, me certifiquei: tanto que em uma matéria especifica (RTM - Recursos Terapêuticos Manuais), em certos momentos quando estava aprendendo algumas manobras as minhas cobaias falavam que estava com a mão muito pesada.
Com certeza era o receio do toque, dessa relação de intimidade com o outro corpo desconhecido que esta ali entregue a tuas mãos e você tem que criar um grau de intimidade em segundos.
Com certeza, hoje vejo que mudei muito ... muito mesmo, as pessoas sempre me elogiaram pelo fato da minha postura nas diversas situação. Mas vejo que não era 100% eu mesmo, hoje estou vendo que aprendo mais, sou mais verdadeiro comigo mesmo e agradeço tudo isso as oportunidades que estão aparecendo e as que também não apareceram ainda.
Amo minhas mãos. Sou uma pessoa que não me importo com o óbvio, gosto de ir além. Comigo você não ganha ponto por ter apenas um rostinho bonito, mas, por apresentar bom papo, bom humor, inteligência, criatividade, personalidade. Procuro o complexo nas pessoas (claro que a casca é um fator a ser analisado, porém a essência para mim vale muito mais (e hoje tenho certeza disso, pelos fatos que acontecem a cada dia).
Inteligência para mim é afrodisíaco. Complexidade para mim é intrigante, me faz arriscar e buscar a essência disto. Colo minha mão onde o braço alcança mas também não custa nada tentar chegar mais além.
Mãos limpas, unhas limpas, frias no momento certo, quentes em momentos oportunos. Sabre usar as mãos é uma privilégio para poucos. Fingir saber usar as mãos é uma frustração para muitos. Saber pegar, ter a pegada, saber a intensidade, a forma, conhecer os pontos fracos, saber em que corpo esta tocando, isso é super importante.
O ideal é ser inteligente e ter mãos inteligentes ... pois dessa forma tudo que você tocar "vira ouro" ...
Aqui resume toda a importância da mão ... pois elas traduzem nossas vidas:
Para que servem as mãos?
As mãos servem para pedir, prometer, chamar, conceder, ameaçar, suplicar, exigir, acariciar, recusar, interrogar, admirar, confessar, calcular, comandar, injuriar, incitar, teimar, encorajar, acusar, condenar, absolver, perdoar, desprezar, desafiar, aplaudir, reger, benzer, humilhar, reconciliar, exaltar, construir, trabalhar, escrever...
As mãos de Maria Antonieta, ao receber o beijo de Mirabeau, salvou o trono da França e apagou a auréola do famoso revolucionário;
Múcio Cévola queimou a mão que, por engano não matou Porcena; foi com as mãos que Jesus amparou Madalena;
com as mãos David agitou a funda que matou Golias;
as mãos dos Césares romanos decidiam a sorte dos gladiadores vencidos na arena;
Pilatos lavou as mãos para limpar a consciência;
os anti-semitas marcavam a porta dos judeus com as mãos vermelhas como signo de morte!
Foi com as mãos que Judas pôs ao pescoço o laço que os outros Judas não encontram.
A mão serve para o herói empunhar a espada e o carrasco, a corda; o operário construir e o burguês destruir;
o bom amparar e o justo punir;
o amante acariciar e o ladrão roubar;
o honesto trabalhar e o viciado jogar.
Com as mãos atira-se um beijo ou uma pedra, uma flor ou uma granada, uma esmola ou uma bomba!
Com as mãos o agricultor semeia e o anarquista incendeia!
As mãos fazem os salva-vidas e os canhões;
os remédios e os venenos;
os bálsamos e os instrumentos de tortura, a arma que fere e o bisturi que salva.
Com as mãos tapamos os olhos para não ver, e com elas protegemos a vista para ver melhor.
Os olhos dos cegos são as mãos.
As mãos na agulheta do submarino levam o homem para o fundo como os peixes;
no volante da aeronave atiram-nos para as alturas como os pássaros.
O autor do "Homo Rebus" lembra que a mão foi o primeiro prato para o alimento e o primeiro copo para a bebida;
a primeira almofada para repousar a cabeça, a primeira arma e a primeira linguagem.
Esfregando dois ramos, conseguiram-se as chamas.
A mão aberta, acariciando, mostra a bondade;
fechada e levantada mostra a força e o poder;
empunha a espada a pena e a cruz! Modela os mármores e os bronzes;
da cor às telas e concretiza os sonhos do pensamento e da fantasia nas formas eternas da beleza.
Humilde e poderosa no trabalho, cria a riqueza;
doce e piedosa nos afetos medica as chagas, conforta os aflitos e protege os fracos.
O aperto de duas mãos pode ser a mais sincera confissão de amor, o melhor pacto de amizade ou um juramento de felicidade.
O noivo para casar-se pede a mão de sua amada;
Jesus abençoava com a s mãos; as mães protegem os filhos cobrindo-lhes com as mãos as cabeças inocentes.
Nas despedidas, a gente parte, mas a mão fica, ainda por muito tempo agitando o lenço no ar.
Com as mãos limpamos as nossas lágrimas e as lágrimas alheias.
E nos dois extremos da vida, quando abrimos os olhos para o mundo e quando os fechamos para sempre ainda as mãos prevalecem.
Quando nascemos, para nos levar a carícia do primeiro beijo, são as mãos maternas que nos seguram o corpo pequenino.
E no fim da vida, quando os olhos fecham e o coração pára, o corpo gela e os sentidos desaparecem, são as mãos, ainda brancas de cera que continuam na morte as funções da vida.
E as mãos dos amigos nos conduzem...
E as mãos dos coveiros nos enterram!

Um comentário:

Vagando no Espaço disse...

Esse texto está realmente demais!
Muito bom mesmo!!
Surpreendente...
Parabéns!!!!