quinta-feira, 10 de abril de 2008

Sinceridade

Mas o que vem a ser realmente sinceridade? Será que as pessoas que dizer ser sinceras expressão sinceridade de forma literal? Porque muitos evitam ser sincero? Qual o preço em você ser sincero?

Sinceridade é a qualidade de uma pessoa sincera. Assumir uma postura de franqueza, falar o que acha e buscar ser o mais pé no chão, verdadeiro possível são ações que refletem um universo de ser sincero.

O que ás vezes me pergunto é se as pessoas sabem mesmo agir de forma que lhe caracterize ser uma pessoa sincera. Você pode sim ser sincero, mas o que para mim vale nessa questão da sinceridade é o contexto. A forma como se fala e o que se fala.

Você ser sincero é buscar a razão em determinadas situações. É não ser hipócrita, ser franco.

A sinceridade não é uma atitude que você tem com o próximo. é algo que primeiro tem que ser experimentado com você mesmo. Ser sincero conosco é o primeiro passo para sabermos aplicar a sinceridade no nosso dia-a-dia.

Saber as nossas possibilidades. Saber doa nossos desejos, vontades, querer. Ter ciência de tudo que acarreta em uma decisão, consequências. Buscar a razão em si mesmo, conhecer si próprio.

Sinceridade é uma coisas que muitos buscam e que poucos conseguem. Sabe porque? Porque sempre existe uma coisa que você não fala, sempre existe um ponto que você tem receio, medo de falar, para não magoar. Magoar? Magoar porque? Aí que entra um erro de saber aplicar a sinceridade. a forma como se fala. Pessoas que se dizem sinceras, sempre deixam transparecer a questão de dizer o que estava na garganta, ou então dizem que tinha que falar mesmo ... doa o que doer. Atitudes de pessoas grosseiras ... pois nelas prevalecem a arrogância.

Ser racional e buscar a melhor forma de dizer o que você pensa e o que você quer, é o passo para um bom relacionamento com você mesmo e com o seu próximo.

Por experiência próprio, tornar a sinceridade um habito lhe faz crescer muito como pessoa, lhe coloca em uma posição de destaque entre as pessoas e melhora 100% o seu relacionamento interpessoal.

Qualquer relacionamento, seja ele amizade, coleguismo, familiar e amoroso, a sinceridade é essencial para manter o equilíbrio. Muitos casamentos declinam pelo fato de não haver sinceridade, onde uma das partes não expressa o que sente, o que tem vontade de dizer, de fazer, pensado que vai magoar o outro, dessa forma passam a agir de um jeito, o outro já interpreta de uma forma (vê algo onde já não existe) e a relação se torna insustentável para ambos. Se você não gosta de algo, diga. Se você quer fazer diferente, diga e faça. Se você quer buscar buscando outros caminhos, busque, diga e faça.

Tenho a certeza que se agir com sinceridade você anula o arrependimento e sente-se de cabeça limpa em tudo o que você falar ou fizer, pois você esta sendo verdadeiro com você mesmo e com quem esta na sua volta.

Não tenha medo de se magoar e de magoar o seu próximo, seja sincero, chame para conversar, fale primeiro com você mesmo o que esta lhe incomodando, depois expresse o que no outro lhe incomoda. Antes de fazer anuncie, não tenha medo de tentar, arriscar, correr a trás do que esta afim, não tenha medo de falar pois pode perder algo, não tenha medo de ser sincero.

A sinceridade por mais que lhe traga momentos de dor lhe trás muito momentos de felicidade.


Um comentário:

SAM disse...

Sabe, Jeff esta é uma questão que tanto me aflige como me causa indignação. Ainda anteontem escrevi um desabafo sobre o que penso a respeito da sinceridade e mostrei as minhas filhas. Acho que uma família para ser verdadeira há de agir com verdade e sinceridade. Este texto era um desabafo ( não familiar), uma clara demonstração do quanto hoje as pessoas, a mídia distorce o sentido da SINCERIDADE. O que vejo atualmente não é SINCERIDADE, mas uma capinha ou quem sabe a hipocrisia bem aplicada para levar vantagem. Estou farta de ver pessoas se dizendo sinceras e serem absurdamente sem caráter. Há que se ter uma formação sólida de caráter para que possamos ser sinceros. Mas não é isso que vejo...O que observo, tristemente são pessoas aproveitadoras, que se dizem sinceras manifestando-se quando inteligentes de uma amoralidade espantasa. Quanto mais inteligente e sem caráter, pior será! E terá meios e conseguirão enganar a muitos com a sua " sinceridade".

O preço que se paga quando somos verdadeiros e sinceros é alto! Mais ainda estou pagando.E ficarei devendo quando não mais poder pagar o preço da sinceridade. Ante pessoas que se especializaram na arte do engodo, a sinceridade tornou-se quase loucura ou destempero. A hipocrisia pode humilhar os sinceros, mas jamais acabar com a sinceridade.

A minha sinceridade me entrega fácil aos maldosos e ruins. Até mesmo as pessoas limítrofes da psicopatia. Está aí uma advertência. Muitas vezes devemos guardar a nossa sinceridade como um bem precioso e tomar cuidado com os ladrões morais.


"Há muito tempo que o papel de sensato é perigoso entre os doidos."

Diderot (Denis Diderot, Langres, 5/11/1713 - Paris, 31/7/1784)


Beijos com carinho