terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Palavras ...

Como prometido ontem, aqui estou postando mais uma das minha loucuras (rsrsrs). Não foi bem o assunto que eu queria postar, mas diante de uma ação presenciada hoje e de outras coisas também, achei por bem adiantar o assunto.
Como dizem muito: "Falar é facil, mas fazer é dificil". Fazendo uma análise desse ditado popular, observa-se o quanto as pessoas dão iportância mais para as ações do que para as palavras, sem saber elas que qualquer tipo de ação é consequencia de uma palavra.
Não sei o que seria de nós se não fosse as letras que justas formam diverssas palavras e que juntas acabam por compor uma séries que frases que de forma magnifica acabam em textos ...
Que me perdoe aqueles que tem repulsa por gramática, português e literatura, mas eles não sabem o que estão perdendo por não ter interesse nesse mundo tão complexo e secreto.
Vamos trazer isso para a realidade. A cada momento na nossa vida as palavras pesam de tal forma como carregar uma agulha ou então uma saca de feijão (rsrs), é sério ... existem momentos que as palavras são tão leves ou então tão pesadas que nossas ações são bem caracteristicas de acordo como foi pornunciada.
Tenho que levantar uma questão que me incomoda batante ... a banalidade a qual as pessoas tratam as palavras. Parecem que não pensam antes de falar ... concordo e digo sempre: "É melhor ficar calado do que falar merda". No dia-a-dia existem muitas pessoas inconsequentes, que não penssam antes de pronunciar as palavras ou então que não medem a intensidade como elas são ditas.
Procuro disseminar o seguinte:"Antes de falar, conte até 10, pense 2 X e fale". Claro que depende da situação, mas mesmo que seja decisões a serem tomadas dois segundos não fará a diferença ... com certeza. Eu mesmo amo escrever, aprender palavras novas, fazer jogos com palavras, falar com as pessoas, expor idéias e assim usar e empregar as palavras da melhor forma possivel ...
Não recrimino e a acho interessante a forma como são utilizadas as palavras em certos tipos de musicas (rsrsrsrs) ... acho que é valido utilizar a criatividade no ramo das palavras ... até pq se as "coitadas" só forem utilizadas formalmente elas não terão mais sentido para existir (rsrsrsrsrsrsrs), por isso podem: daçar o creu, ralar a checa no chão, decer com a mão no tabaco, chamar a outras de cachorra, pisar no milho ... etc ... (rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs).
As palavras estão aí para serem utilizadas e temos que respeitar as suas vetentes, de acordo com regionalidade, organização, bairro, grupo ... cada um tem seu jeito de utilizar as palavras isso deve ser respeitado. Liberdade de expressão com respeito.
Outras coisa interessante é a variedade de palavras que são utilizadas para referir a mesma coisa, tipo: órgão reprodutor masculino (que exemplo eu fui buscar, rsrsrss) pode ser chamado de: pênis, pica, rola, pau, vara, cacete, mandioca entre outras ... (ahhhh ... esqueci isso!).
"Falar é facil, fazer é dificil" ... será que ainda pensa dessa forma?
Respondo com a seguinte colocação: "Uma palavra vale mais que mil ações" ...
Trazer isso para o relacionamento inter-pessoal é como tentar contar os flash das cãmeras pela TV na abertura das olimpíadas, ou seja, é quase impossivel medir a dimenssão ... contar, e com as palavras não é diferente, quando tratamos de pessoas elas se tornam bastante complexas.
Plavras de raiva, odio, furia, temor, carinho, amor, paixão, desejo, felicidade, traquilidade, paz, força, alegria ... são tantas classificações, são tantos tipos, é uma verdadeira sopa de letrinhas ...
E bom saber usar as palavras e é melhor usá-las quando são proferidas com sinceridade e verdade. É tão bom quando falamos para outras pessoa algo mesmo sendo desagradavel, de uma foma serena, de facil compreenção e sem ferir ... É tão bom quando chegamos para dizer a uma pessoa que gostamos dela, com coração puro, com verdade. Com certeza o peso e a transmissão dessa palavra vai de outra forma, com uma energia bem diferente do que se fosse proferida de forma groseira e infeliz.
Dizer que não gosta é diferente de gritar ou falar com raiva o quanto odeia.
Falar que ama e dizer o quanto gosta é tão bom ... melhor ainda para quem escuta. Falar isso olhando nos olhos e com verdade ... é uma sensações inexplicaveis.
Devemos adquirir coragem para dizer palavras verdadeiras, palavras que sentimos vontade para falar e não falamos por medo. Medo de que? de falar a verdade? de falar o que sente??
Não ... não devemos temer isso, pois mais tarde com certeza teremos o arrependimento de não ter dito o que queriamos (e isso é bem pior, nem fale) ... mesmo que isso cause certas mudanças.
Pois bem, finalizo o meu texo dizendo o seguinte:
- Não banalize as palavras;
- Fale o que tem vontade de dizer, mas tenhas respeito primeiro por vc, segundo pelo seu - proximo e terceiro pelo ambiente;
- Fale a verdade ... Fale o que sente;
- Olhe nos olhos para falar algo;
E lembre-se que: "UMA PALAVRA VALE MAIS QUE MIL AÇÕES ..."
...

"Os homens de poucas palavras são os melhores"
William Shakespeare

...

"As palavras são como moedas: uma pode valer por muitas, e muitas não valer por uma."
Quevedo

...

Se você não consegue entender o meu silêncio de nada irá adiantar as palavras, pois é no silêncio das minhas palavras que estão todos os meus maiores sentimentos.
Oscar Wilde

2 comentários:

Vagando no Espaço disse...

Eh verdade... as palavras são poderosas... podem promover tanto o amor quanto a guerra...
.
Legal o seu texto!
.
Fiquei só imaginando o que te levou a escrever sobre "as palavras"... hehehe...
.
Abraços!

Vagando no Espaço disse...

Dica: pq vc não configura seu blog para só publicar postagens aprovadas por vc?
Pode ser útil...
:)