domingo, 3 de fevereiro de 2008

Liberdade

O mais legitimo grau da independencia que qualquer individuo pode ter chama-se LIBERDADE. Essa condição onde o mesmo busca não ser submetido a qualquer tipo de força contrangedora seja fisica, moral ou psicologica é algo considerado supremo ou mesmo designado como ideal para muitos.



Buscar a liberdade individual ás vezes é complicado para muitos, pois estamos em uma sociedade muito limitada e que passa, pelos veículos de som e imagem, uma falsa liberdade.



É impossivel vc ser vc 100%, pois existe uma coisa chamada limite, ética, que faz com que este mesmo individuo seja de certa forma menos autentico e tenha ações dentro das "leis" imposta pelos homens. Lógico que temos que ter limites, mas no sentido de respeitar seu proximo, de nao machucar, ferir ou invadir o seu espaço e não de evitar que o outro prossiga, colocar regras, impor as coisas ... nada imposto dura por muto tempo.



Nós mesmo temos nossos desejos, bucamos realizar nossos sonhos, temos ambições, buscamos crescer a cada dia, independente da nossa idade e isso reflete na nossa liberdade.



Convivemos com várias pessoas, umas mais proximas, outras mais distantes e dessa forma vamos contruindo a nossa liberdade. Isso mesmo, quero dizer que somos responsáveis pela nossa liberdade, pois somos nós mesmos que a contruímos, nós mesmo colocamos um limite nela.


Não tem um papo do tipo: Se tem uma pessoa que esta fazendo algo que vc não gosta e aí vc se queixa com outro ... e o mesmo pega e lhe diz: "Quem mandou vc dar liberdade? Agora aguente!"


Entendeu?


Por isso digo, nós mesmos determinamos a nossa liberdade. Nós mesmo que passamos a imagem para o outro de quando e até onde ele deve e como deve falar ou como agir conosco. É necessario colocar limites, impor um certo "grau" de liberdade com as pessoas que estão ao nosso redor ... tipo, dizer oq vc não gosta que faça, oq vc gosta, oq vc acha de algumas coisas ... ser verdadeiro e usar a razão, independende da que essa pessoa seja: filho, amigo, pai, esposa. Dessa forma vc evita muitas coisas e não abdica de certos desejos e vontades que busca na sua vida.



Abrir os braços, gritar para o mundo oq vc quiser ... SER LIVRE ...


Geralmente quando perguntam as pessoas qual o amimal que gostaria de ser, muitos respondem: Pássaro, pois representa a liberdade. E ao mesmo tepo aquela mesma pessoa tem um pássaro na sua casa preso na gaiola. Pareçe até ironia né?

Livre como pássaro, de assas abertas e sem destin ... buscando novos horizontes, novos ideais, junto ao seu bando ou separado dele, mas sempre livre para ir onde quiser. Nada de gaiolas, nada de emboscada, nada de armadilhas para impedir a sua liberdade.

Muitas pessoas não precisam que outras lhe predam em "gaiolas" para limitar a sua liberdade. Elas mesmo se enjaulam e se predem ... ainda não sei porque motivo, mas sempre tem uma explicação ... possa ser por medo, receio ... isso só cada um para dizer pois é algo pessoal.

Querer ser LIVRE para poder fazer as coisas que sente vondade de fazer, é esta bem consigo mesmo e respeitar os teus seonhos, até porque eles merecem um voto de confiança e não apenas serem considerados com substantivos abstratos e uma mera fantasias.

3 comentários:

Anônimo disse...

muuito interessante o que escrevestes em seu post.

realmente gostei.

peguei p um trabalho da escola
=D
espero que vc não se importe.
ah e coloquei os devidos créditos

(;

Anônimo disse...

achei muito legal sua explicação sobre liberdade e limites. Na minha escola temos que promover um debate sobre: "Adolecencia- Liberdade e Limites, e meu grupo vai defender o lado dos pais. Aí eu falei pro meu grupo desse texto eles amaram!!! Nos incluimos ele no debate, e no final meu grupo ganhou e ficou com 10!!!
Muito Obrigada!!!

Anônimo disse...

Poxa o q vc falou é completamente verdade!!!
Eu se amarrei vlw msm^^