domingo, 24 de fevereiro de 2008

Vida ... será que tem sentido?

De fato não somos nada diante da imensidão que é o universo. Se formos parar para analisar, somos uma micro molécula em um macro universo. Mas qual fato de estarmos aqui? Para que? Para simplesmente viver ... sem sentido ... sem rumo ... será mesmo?
Hoje acordei muito pensativo, mas acho que isso acontece com muitos e não só comigo ... ao longo dos dias, dos meses e anos, aos poucos vamos descobrindo coisas que nos fazem cair na real e nos questionarmos sobre oq realmente estamos fazendo aqui. Seria apenas para cumprir uma tabela que nos pré-estabeleceram? Tabela essa de nascer, crescer, aprender, reproduzir e morrer????
Será que é tão mecanico assim? É completamente sem graça né?
Com certeza não ... não estamos aqui simplesmente para isso ... como disse, essas "loucuras" filosóficas não acontecem comigo ... estou em um momento que sinto que me descubro cada vez mais, me conheço cada vez mais e cheguei a uma conclusão que sou complexo como esse macro universo em que me encontro.
Ao poucos (parece que é devagar, mas não é) percebo que estou me tornando mais maduro ... Maturidade vai de pessoa para pessoa e é isso que diferencia em certos momentos, A POSTURA.
Voltando ao assunto ... a vida realmnete tem um sentido, não apenas completar um ciclo pré-estabelecido e dito como certo ... o ciclo de cada um gira ao seu ritmo ... segue etapas que ele mesmo estabelece. O fato do nascer, crescer, aprender, reproduzir e morrer ... essas são etapas que predominam na maioria dos ciclos, mas não quer dizer que é obrigatório vc pasar por elas.
As vezes me encontro como um lunático, um viajante, me pego parado somente a olhar ... e cheguei a conclusão de que eu sou um nada apredendo o tudo e com certeza irei usar tudo que aprendi ainda nessa vida (se é que tem outra vida, mas isso não é o momento para se discutir isso).
Tenho uma certa impressão que já temos ligações a certas coisas ... como afinidades por pessoas, práticas esportivas, atividades profissionais, modo de vestir, alimentos entre outros ... pois me pergunto ... pq tem pessoas que não suportam certos locais? que não conseguem vê certos tipos de coisas? que não tem o menor jeito para uma determinada atividade (mesmo que se esforçe para aprender), me diz ... pq?
Tentei separar as coisas ... a minha vida toda, trabalhei (e continuo trabalhando) na busca de construir algo meu, ter minha vida, buscar os meus objetivos, desejos, voltado mais para meu profissional ... eram poucos momentos de lazer e diversão (não era um menino anti-social ..rsrsr, frequentava festas, cinema, shows, como continuo ainda fazendo, mas pesava muito as minhas decisões ... pois acreditava e continuo acreditando que sem instrução, sem estudos e homem não é nada).
Então ... ao dar 100% de mim para estudos e leituras, ou seja, para constuir meu lado profissional ... acho que deixei de aproveitar certas fases que não voltam mais ... NÃO ME ARREPENDO DISSO, só que poderia dosar as coisas e não soube naquele momento.
Aí vem o lance da maturidade, do aprender com tempo ... tenho certeza que hoje me conheço mais do que antes ... questionamentos que tinha já foram resolvidos e hoje já são outros, poderiam já terem resposta a tempos atrás, mas tive que aprender isso.
Observo que na vida de qualquer indivíduo é necessário sim o ESTUDO, A INSTRUÇÃO, A INFORMAÇÃO, mas em paralelo a isso com a mesma intensidade vem AMOR, FAMILIA, PRAZERES ... é essencial equilibrar isso ... pois dessa forma a busca de uma sonhada felicidade (a qual acredito que todos os dias somos felizes e não que estamos buscando um felicidade plena), será um mérito para poucos ...
*Felicidade não é algo a ser conquistado, é algo que convivemos e com certeza temos momento muitos felizes em nossas vidas ... nos enganamos na busca de uma felicidade plena e ligamos essa felicidade a conquista de bens materias ... isso é um grande erro!
*Às vezes ao escrever e tentar retratar algo ou algum assunto que penso acabo me perdendo no seu real sentido, pois dentro dele acabo comentando de tantas coisas, um assunto puxa o outro. Quando estou escrevendo me vem tanta coisa na cabeça ... e não queria deixar de registra-las e por isso que meus textos ficam meio que sem sentido ...
Desculpas ... isso é mais uma coisa que tenho que aprender, não que não saiba (até pq quando são coisas mais objetivas, faço isso como ninguém, rsrs), mas quando se trata de tema livre ... eu viajo!
Buscar o real sentido da vida, as suas escolhas, oq realmente será melhor ou pior para nós mesmos é a mesma coisas que vc buscar o seu auto-conhecimento. Quando vc sabe quem é vc, teus limites, suas vontades e esta ciente dos erros e acertos, dará um ótimo rumo na sua vida.
Conhecer a si mesmo é o caminho para se ter uma vida mais tranquila e repleta de momentos felizes ....
Volto com outros textos!!!

Um comentário:

Vagando no Espaço disse...

Bem colocado...
É bom saber que existem "loucos" como eu que ficam pensando essas coisas... hehehehe
Concordo com vc em várias coisas... em outras há uma pequena diferença... mas isso fica para outro momento... rs
Muito bom seu texto, sempre espontaneo e verdadeiro (apesar da "verdade" ser algo muito questionável, certo? rsrs;)
Abraços.